7 dicas para garantir uma saúde bucal incrível!

Transformar sorrisos!

Essa é a razão pela qual sou dentista. Ver o sorriso de uma pessoa é o que mais me encanta nela, ainda mais num país como o nosso, onde somos conhecidos mundialmente por nossa alegria e mais uma vez, com as olimpíadas, mostramos essa característica ao mundo.

Começo falando da alegria para lembrar que, alegre, de bem com a vida, com alto astral estão também as  pessoas que cuidam de sua saúde oral e logo aqui abaixo coloco a sua disposição 7 dicas para que sua alegria seja completa e para que possa te ajudar a cuidar da sua saúde.

Nada melhor do que ver pessoas que se cuidam e que mantém em alta a sua qualidade de vida.

Então vamos as dicas?

Dica número 1 – Escovar os dentes-

A escovação dentária sendo bem realizada, elimina a maior parte micro-organismos unicelulares vivos ,que são chamados de bactérias, e que estão presentes na sua boca. Como diz um vídeo da Johnson&Johnson, que assisti há algum tempo e também mostro em palestras que realizo,  “Há mais bactérias em sua boca nesse momento do que pessoas na terra. Já parou para pensar nisso??? E essas bactérias caso não sejam removidas através da escovação dentária elas podem se juntar e se multiplicar sem parar!!!

Então, eu recomendo você reservar 5 minutos do seu dia pela manhã, 5 minutos após o almoço e 5 minutos antes de dormir para realizar a remoção dessas horríveis bactérias de sua boca.

Dica número 2  – Escovar a língua-

Da mesma forma que você precisar remover as bactérias dos seus dentes, para um sorriso perfeito você precisa seguir com toda atenção esse segundo passo, que é a escovação da língua, que deve ter o aspecto rosado a vermelho claro e nunca o aspecto esbranquiçado, que nesse caso é a proliferação desses organismos vivo (bactérias). Existe no mercado um acessório que desempenha essa função, (mas  você pode também utilizar a escova dental), e tem por objetivo remover restos de alimentos/depósitos de bactérias  que se proliferam também na língua e que se forem bem removidas devolvem hálito fresco e saudável.

Dica número 3 – Usar fio dental-

O fio dental é um ator coadjuvante, mas não deixa de ser uma peça fundamental. Ele remove resíduos que ficam entre um dente e outro e que a escova não cosegue remover.  Tenha sempre a mão esse acessório valioso, ele é um aliado da sua saúde oral.

Dica número 4 – Alimentação balanceada-

Não é segredo pra ninguém que uma boa alimentação rica em frutas, verduras e proteínas faz bem para a saúde. E não seria diferente sua eficácia para os dentes.

Existem alimentos como a maçã e  kiwi que possuem função adstringente auxiliando na remoção de resíduos dos dentes e aumentam a produção de saliva, ajudando na lubrificação dos dentes diminuindo a acidez da boca, e consequentemente o aparecimento da cárie.

Dica número 5 – Evitar o consumo exagerado do açúcar-

Tudo que é demais faz mal, já dizia minha avó. E ela está correta!!! O açúcar em excesso faz produzir um ácido que se permanecer por muito tempo na saliva  consegue retirar os minerais presentes no esmalte do dente levando ao aparecimento da cárie, que em um estágio leve não causa dor e e acaba a pessoa não percebendo e não dá a devida importância.

Dica número 6- Visitar o dentista-

Se você acha que deve procurar o dentista apenas quando sente dor, você está muito enganado. As visitas  ao dentistas podem ser reveladoras, pois o dentista é capacitado a te orientar e te ajudar a manter os passos acima em ordem. Além disso são realizados check’ups através de radiografias para avaliar, com esse tipo de exame algo que não se vê apenas no exame clínico, observar se está tudo em ordem, se não existe alguma cárie entre um dente e outro, além de outras funções que é assunto para outro artigo. Hoje em dia, com as inovações tecnológicas  é possível você ver seu dente através de câmeras intra orais,  onde todos esses recursos reunidos podem ajudar o dentista na orientação e possíveis tratamentos de seus pacientes.

Visite seu dentista regularmente, não apenas para tratamentos mas principalmente para check’ups preventivos.

Dica número 7- Cultivar a auto estima-

Coloquei esse item na sétima posição para que a pessoa saiba que as dicas acima são de suma importância para favorecer o auto cuidado. Se você entender que os  passos citados anteriormente, são importantes pois te capacitam a cuidar da sua saúde de uma maneira simples e eficaz. A saúde é o bem maior, por isso é preciso estar atento aos detalhes e cuidar para que a auto estima e a alegria prevaleçam em sua vida.

E é assim que concluo essas  7 dicas para uma sorriso perfeito. Observar a higiene oral, cuidar da alimentação, procurar o dentista periodicamente.Estas são dicas que  podem te ajudar a manter a  qualidade de vida. Pense na sua saúde sempre.

Faça da saúde uma prioridade.

Por  Dra.Flavia Broetto

Anúncios

Uma resposta para “7 dicas para garantir uma saúde bucal incrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s