3 Perguntas que você precisa fazer agora sobre sua Saúde Oral.

 

Quando se fala em saúde bucal nossa memória já nos leva a lembrar de pelo menos 3 fatores. Eles  podem ser : a figura do dentista, do motorzinho, da escovação. Na certeza  que o dentista é o profissional qualificado e que tem o poder de resolver todos os problemas da boca, gengivas, dentes, língua…enfim, todo o universo que circunda o dentista e suas peculiaridades…Sigo a reflexão…

A odontologia brasileira é uma das odontologias mais avançadas do mundo e os dentistas a cada dia são mais especializados entendendo praticamente tudo o que aborda o mundo da odontologia, existem técnicas modernas de tratamento, novos equipamentos para melhorar a comodidade do paciente no consultório e mais uma infinidade de produtos, a evolução no campo da odontologia acompanha o desenvolvimento das tecnologias em todas as áreas.

Mas…. ainda temos a anestesia (houve até um avanço em relação a isso, um equipamento  onde diminui consideravelmente o incômodo da anestesia), temos também o temido motorzinho, então , por mais que exista a tecnologia extremamente avançada ainda temos entraves e esbarramos em alguns dificultadores.

Agora você me pergunta? : “- Mas por que você está falando em tecnologias tão avançadas, se o mais importante,  que seria eliminar o barulho do motorzinho e/ou o incomodo da anestesia ainda existem???”

Porque uma vez que sou dentista quero levar você a um raciocínio de prevenção. Falo no título sobre as 3 perguntas que você deve se fazer…  Vamos a elas?

A primeira:  Estou cuidando devidamente da escovação dental diariamente três vezes ao dia, manhã, tarde e noite, conforme orientado pelo dentista?

Realmente essa é a pergunta crucial. A escovação dental é a maneira mais eficaz de reduzir a proliferação de bactérias, que são os vilões da saúde oral mantendo a boca limpa e ajuda a prevenir as cáries e a doença periodontal.

Tudo certo? Fez a reflexão? Passamos então para

A segunda pergunta:

Estou me alimentando adequadamente, e reduzindo o consumo do açúcar?

Essa é clássica, o dentista sempre vai te perguntar isso!! Quando falamos da questão do açúcar eu sempre incentivo que seja retirado o consumo do açúcar principalmente no período noturno devido a pouca produção de saliva enquanto estamos no tempo de descanso. O metabolismo do corpo reduz e se a saliva estiver adocicada e se ainda não houve uma boa escovação dental as chances do açúcar presente na saliva destruir a estrutura do dente e levar a cárie é muito grande, na verdade é quase certo.

Refletindo a segunda pergunta…. você é levado:

A terceira pergunta:

Eu procuro o dentista regularmente ?

Essa é a pergunta ficou por último, mas é extremamente importante. Como mencionei no início deste artigo o dentista é o profissional que deve ser procurado sempre. Ele pode te ajudar a manter o foco nas duas perguntas acima e ainda te solicitar exames periódicos para você ficar em dia com a sua saúde, além de cuidar de eventuais problemas que você possa ter e se esse seu controle é correto as chances de precisar de um tratamento longo é mais baixa.

Espero que tenha gostado, e que você faça essa reflexão… E acredite, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Um abraço ,

Faça de sua saúde prioridade.

Flavia Broetto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s