Por que usar a mesma prótese(dentadura) a VIDA toda não funciona… E o que fazer a respeito

Featured Image -- 96

O  Brasil é um país de grandes contrastes, mas, uma realidade sempre rondou a vida dos brasileiros quando o assunto é DENTE!

Sempre fomos conhecidos como “O país dos desdentados”…

Que realidade triste de ser relembrada e aqui compartilhada, mas é a verdade! Infelizmente esse fato é uma questão de saúde pública.

Voltamos agora para os dias atuais, essa realidade vem mudando graças ao incentivo dos dentistas em promover a prevenção, mostrando que o caminho para você manter até a velhice os seus dentes é totalmente possível e pode alterar para melhor a qualidade de vida dos indivíduos.

“Mas Flavia… Bem legal os dentistas incentivarem tanto o auto cuidado e a visita periódica ao dentista… Mas… E quem já usa dentadura??? Tem necessidade de procurar o dentista sempre? Dentista cuida de dente, mas se eu não tenho dentes não preciso mais procurar, vou usando essa minha dentadura aqui até quando ela quebrar… até quando eu aguentar!”

Será que esse é o pensamento correto??? Será que posso me dar ao luxo de fazer uma super dentadura com o dentista e só procurá-lo quando a super dentadura quebrar?

A resposta é … NÃO!!!!!

Vou te apresentar aqui algumas dicas para você melhorar esse pensamento:

A dentadura foi pensada para reestabelecer a função dos dentes que primeiramente nos ajuda na mastigação dos alimentos, e sim, também pensa na função estética, e tenho que me dar conta que, por se tratar de uma prótese ela exige uma série de cuidados para que entre o uso desse acessório seja adequado o melhor possível a minha qualidade de vida.

Para isso eu preciso procurar o dentista que confeccionou a dentadura pelo menos uma vez ao ano, para que seja avaliada e observar se necessita de reparos e até de uma boa limpeza.

Esse é outro item importante… A limpeza da dentadura. A boca, gengivas, língua, necessita de limpeza diária devido a grande acúmulo de bactérias que estão presentes na saliva. Escovar a língua para que a cor seja sempre rosa e não esbranquiçada indicando acúmulo de restos alimentares que se transforma em mau cheiro. Lembre-se: Escovar muito bem a língua é fundamental para manter o hálito fresco.

A prótese deve ser limpa com uma escova dura apropriada para esse fim, no mercado é possível encontrar vários modelos, para que não haja formação de tártaro na dentadura e pode causar feridas na região da gengiva.

Manter a prótese em um recipiente com água filtrada durante a noite é importante para que fique sempre lubrificada e evite o mau cheiro.

Cuidado com alimentos muito duros e com osso, eles podem ser responsáveis pela quebra de alguma peça da prótese.

Observar se existe alguma ferida que não cicatriza: na gengiva, língua, todas as partes internas da boca que talvez a prótese, se mal adaptada, pode vir a machucar, importante é imediatamente procurar o dentista para que ele possa te orientar.

É isso, esses são alguns cuidados do Por que usar a mesma dentadura a vida toda não funciona… E o que fazer a respeito; mas observe sempre se: a prótese está quebrada, se solta com facilidade, se machuca em algum local, tudo isso deve ser observado.

O seu dentista é o profissional que melhor pode definir o momento ideal para troca, mas o que eu recomendo é que você esteja sempre atento e procure o profissional uma vez ao ano para um efetivo acompanhamento.

Espero que esse texto tenha utilidade para você. Se você conhece alguém que usa esse tipo de prótese, repasse. Isso é muito importante.

Faça de sua saúde prioridade.

Dra. Flavia Broetto

CRO/ES 3994
 

 

Anúncios